quinta-feira, 10 de março de 2011

Gil Teixeira

Ator, professor e diretor de teatro. Iniciou-se nas artes-cênicas em Juazeiro da Bahia, sua terra natal. Foi apresentado primeiro à dança, depois ao teatro e finalmente ao circo, onde aprendeu, na prática, as artes do palhaço, malabares e acrobacia em circos mambembes, do tipo “tomara que chova” típicos do interior do Brasil.
 
          Entre Petrolina e Juazeiro teve contato com mestres populares de bonecos que levavam alegria e vida nas feiras livres e aos lugarejos mais esquecidos em troca de tostões.

         Em 1980, já em Salvador, Gil Teixeira inscreveu-se como aluno de teatro do SESC. Passou a técnico, e hoje responde, já há 20 anos, como professor de Teatro de Animação desta entidade social do comércio.

         Em 1986, participou do 1º Festival Regional Norte-Nordeste de Bonecos, em Recife-Pe e organizou o 1º Encontro de Teatro de Bonecos da Bahia, com o patrocínio do INACEN, do SESC e da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB), fundando, em seguida,  Associação de teatro de Bonecos da  Bahia (ATBB). Neste mesmo ano Ewald Hackler,  lhe convenceu a entrar para a Escola de Teatro da UFBA, de onde saiu formado em Interpretação Teatral, Nível superior  (1995).

         Antes disso porém, já era conhecido dos palcos baianos, inclusive indicado melhor ator em 1984 para o maior prêmio do teatro baiano da época: o Prêmio Martim Gonçalves, pelo seu trabalho em A Torre em Concurso, direção de Deolindo Checcucci. Ao longo de sua carreira, trabalhou com os diretores Cacá Nascimento, Paulo Dourado – Ilmara Rodrigues, Maria Manuela, Sônia de Brito, Ewald Hackler – com quem foi indicado novamente ao prêmio Martim Gonçalves pelo desempenho em “Os Dois Manecos”-, Lourdisnete Benevides, Helenamaria, Sérgio Almeida, Valter Seixas Jr – Com quem foi premiado Melhor Ator Coadjuvante pelo Prêmio Braskem de Teatro por sua atuação em “O Santo e a Porca”, e mais recentemente João Lima – Com quem foi ator e co-criador do espetáculo “Quem Conto Canta Cordel Encanta” ganhando o Prêmio Braskem de Teatro de Melhor Espetáculo Infanto Juvenil. Em 2005, Gil Teixeira venceu novamente o Prêmio Braskem de Teatro na categoria Melhor Ator Coadjuvante pelo seu desempenho em Hamlet, dirigido por Harildo Deda. Atualmente está estreando o mais novo infantil da Cia Ziriguidum Borogodó de Teatro: Ora Bolas!

         Na televisão Gil Teixeira participou da telenovela da Rede Record “Marcas da Paixão” na qual viveu um retirante que ia da Bahia para São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário